Thursday 13 December 2012

Rant em PT: Bigotismo

Eu fui confirmar pelo traduçao da palavra directamente de bigotry, confirmou-me que é o mesmo com bigotismo, embora no dicionario português em muitos sites dão o significado da palavra seja incorrecto.

No dicionário português define como "1. Hipocrisia religiosa. 2. Velhacaria.", sem dúvida está involvido em maior parte na religião, não no sentido hipócrito mas de outro, quando der a verdadeira definiçao, traduzindo a definição de bigotry...

Bigotismo, este post vai ser rant analítico, sobre atitudes de bigotismo, para quem não sabe o que é bigotismo...

Bigotismo é um estado da mente de um bigot, definido por Merriam-webster como "uma pessoa que obstinadamente ou intolerantemente dedidacado ás suas opiniões e prejuízos; especialmente: aquele que considera ou trata membros de um grupo (como grupo racial ou étnico) com ódio e intolerância", ou seja, alguém que é intolerante a opniões diferentes dos seus e tem preconceitos.
Bigotismo pode basear em características reais ou descobertas, incluindo idade, disabilidades, dissenção de opiniões populares, estados económicos, etnicidade, identidade do sexo, linguagem, nacionalidade, alinhamento político, raça, religiosos ou crença espiritual, sexo ou orientação sexual. Bigotismo ás vezes desenvolveu-se numa ideologia ou ponto de vista do mundo.

Nós já vimos muitos casos causados por bigotismo, por exemplo, na Índia desapareceu 50 milhões de mulheres, genocídio de mulheres está acontecendo ( embora eu acho que não é só na Índia, mas menor número), em Uganda bane e executa homosexuais (como muitos países fazem), mesmo no passado houve eventos que era por bigotismo, especialmente na Idade Média pela Inquisição (judeus e cientistas), o nazismo (embora hoje em dia há vestígios).
Pode não parecer de vista, mas é um problema sério, vidas estão a ser tiradas por causa de uns bandos de bigots (pessoas que tem comportamentos e atitudes de bigotismo), pessoas que não aceitam alguém que seja diferente, veem como se ser diferente fosse errado, mesmo quando no final somos todos no mesmo, nós nascemos com sangue pelas nossas veias, com cérebro, livre arbítrio, ossos e carne, sim, humanos, os próprios bigots é que estão a abandonar a sua humanidade, matando humanos, tirando vida.
Claro que não é só vida a ser tirada mas também como estão tratando outras pessoas.

Eu vou indo  por característica por característica que foram notadas por ordem como no texto acima em cor de rosa...

Idade
Bem, não é mesmo sério, mas pode tornar sério, penso que bigotismo aqui refere que ás vezes os miúdos podem ter mais razão que os adultos, por isto... há adultos que pensam que são eles que estão sempre certos ou adultos pensam que crianças ou jovens menos de 18 anos não pode dizer a sua opinião como acham que pode ser resolvido ou um sobre um determinado assunto, ou aqueles que tratam idosos como lixo. Que é comum.

Desabilidade
Este é comum, mas não é muito sério, mas são uma das razões que muitas pessoas desabilitadas não tem trabalhos, não só desabilidades físicas, doenças mentais também (ansiedades, distúrbio de personalidade, de sono, etc) distúrbios intelectuais, desabilidade de desenvolvimento,etc, embora geralmente ninguém morre por isso.

Dissenção de Opiniões Populares
Não é novidade, mas não é nada de sério (por vezes pode), é em volta de gostos, interesses, qualidade, cepticismo, opiniões sobre ciência que não se baseia por si mesmo, segue a multidão.

Estado Económico
Está em todo o lado, portanto não é nada de novo, os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres, discordâncias entre estes, etc.

Etnicidade
Existe hoje em dia, pode chegar a níveis sérios só por vir de uma cultura diferente, herança. tradições, crenças,etc, nenhum respeito por culturas diferentes.

Identidade do Sexo
Hoje em dia é bastante sério, para além dos estereótipos sobre o que consideram traços de rapariga e de rapazes, sexismo, andrógenos, queer, hermafrodite, transexuais, tem o problema em que pessoas definem como cisgénero (identidade de sexo em dois tipos em que um individuo pertence a macho ou fêmea, seja pela aparência do orgão genital ou chromossomas (XX=femenino, XY=masculino) ou hormonas), mas no entanto muitas pessoas não estão informadas é que a identidade do sexo é mais complexo do que apenas homem ou mulher, existe casos em que o sexo é diferente de mulher como de outro mas é outro sexo, porque pode variar em apenas num só ser vivo, não se aplica apenas a humanos, também se aplica nos animais, plantas (sim, plantas tem identidade de sexo), portanto lá no fundo, no fundo, não temos identidade de sexo.
Neste caso, bigotismo vem da ignorância e falta de conhecimeto, porque a ciência está mais à frente, se estiveres actualizado então não estás para trás.

Linguagem
Não é comum mas também não é estranho, é um bocadinho sério, é só que as pessoas podem ser mal-educadas por disto, por exemplo alguns espanhóis são intolerantes ao português embora ambas as línguas sejam latinas e algo semelhante, alguns asiáticos e alguns outros países tem este tipo de atitude que são de certa forma intolerantes ao inglês (pra mim é preguiça, todos nós sabemos que as línguas universais são o inglês, francês, alemão, e espanhol, no entanto o inglês é o mais comum e usado).

Nacionalidade
Ainda está vivo mas não tão forte como décadas e centenas de anos atrás, mas pode ser muito sério dependendo das circunstâncias, por exemplo, algumas pessoas do Islão, Iraque nos EUA foram mortos porque acreditavam eram espiões ou parecido, mesmo que sejam inocentes, tem o caso sobre o
Assassinato Colateral que foi recentemente revelado, por exemplo.

Alinhamento Político
Nada de novo, não é muito sério mas pode em alguns países, legal e ilegal, políticos e cidadãos.

Raça
Talvel não seja muito óbvio ou muito visível, ma ainda sério, mortes e injustiças, especialmente para as pessoas com pele escura.

Região
Muito menos sério e exagerado do que nacionalidade, linguagem e etnicidade.

Religioso
Hoje em dia, ainda é muito forte mas não tanto em comparação décadas atrás, por exemplo, aqueles que tentem converter pessoas, banindo livros (Harry Potter é um deles :( ), homofobia, guerra entre religiões, grandes lutas, vocês sabem...por fanáticos em maior parte.

Sexo/Orientação Sexual
Está relacionado entre conservativos (ponto vista religioso) e cientistas (ponto vista científico)...e também a orientação sexual, é aqui que se torna extremamente sérias, é terrével. aqueles que são contra, especialmente violento e cruel que leva à morte, exílio, quando não percebem que afinal em nota relacionadao ao que escrevi sobre identidade de sexo, é amando um ser humano.



Não é só nestas categorias que é bigotismo, basta alguém diferente do normal, estranho ou esquesito (geek, nerds), não é só banimento e morte que bigotismo está presente, também no bullying.
Bigotismo é basicamente discriminação em maior parte dos casos.
Bigotismo é problema sério, muito sério em maior parte dos casos, e acho que devia ser levado a sério, não a um nível dramático.

Desculpa pelo enorme texto...

No comments:

Post a Comment