Monday 12 November 2012

Rant em Português: Diferença entre Gosto e Qualidade

Alguma vez pensou que todos os teus interesses/gostos eram de boa qualidade?
Ja encontrou com pessoas que pensavam sobre algo que gostes ou adorasses ser uma autêntica porcaria ou má qualidade quando tu consideras bom? sentiste irritado(a)?

É um assunto ate puxadinho e chato, mas preciso que isto saia daqui.
Existe uma grande diferença nestes, a parte irritante, eles pensam que os seus gostos é que é bom e o melhor...mesmo que seja bom ou nao e o que não gostam, a qualidade é uma porcaria.
vêem? gosto/interesse é pessoal, qualidade não é, qualidade é muito objectivo.

Há coisas boas que por vezes não vai de acordo com os teus gostos/interesses.

Deixo-vos um exemplo de uma história de qualidade que é constantemente menosprezado e subestimado...
Yu-Gi-Oh!, não te atrevas a dizer que é "jogo de cartas de crianças" e anime disso...
Yu-Gi-Oh! não é sobre um miúdo chamado Yugi que torna-se amigo de um espírito dentro do puzzle milenar (blergh, dá-me impressão dizer em português),e ajuda a salvar o mundo através de "jogo de cartas de crianças", que está errado, é sobre um jovem adolescente que resolve o puzzle milénio desconhecendo que tem um espírito por dentro do puzzle, ás vezes tem apagões que é quando o espírito do puzzle toma controle do corpo do Yugi quando ele e seus amigos estão em crise ou perigo, castiga estas pessoas que lhes magoam através dos jogos das sombras do poder do puzzle milénio, enquanto a história ao ponto de começar a concentrar no Duel Monsters (o jogo de cartas), Yugi e os amigos e outros acreditavem que o espírito de dentro do puzzle era uma outra personalidade do Yugi que mais tarde veio-se a descobrir que o espírito que não tinha memórias do seu passado nem o seu nome, Yugi ajuda o espírito a recuperar as memórias dele, com peças necessárias para ajudar (3 cartas dos deuses egípcios e os 7 items do milénio), portanto quando lês o mangá(banda desenhada japonesa) ou vês o anime na língua original, notas que é muito mais complexo e obscuro do que aparenta ser, sem ofensa, mas até o anime é um bocadinho mais alegre que o mangá e a versão dobrada do anime ainda mais alegre.

Wow, é tão diferente! Diz aos 4KIDS obrigado por arruinar, desonrar e mudar a história em si, se queres saber onde a história verdadeira reside, lê o mangá criado pelo o autor original.
percebem o que estou a querer dizer? Agora a história pode ser boa mas não te cativa e não te interesse. qualidade e pessoal.


Outra situação, este é também muito irritante, comparação entre quais é o melhor.
Lembrem-se quando eramos miúdos que discutiam com outros, qual das bandas era a melhor?
Miúdo A: A minha banda é a melhor!
Miúdo B: NÃO, a minha é melhor!
Muitos adultos e jovens ainda comportam-se assim, mas não tão obvia e barulhenta, inconscientemente sim, dizendo qual é melhor como o seus gostos fossem o melhor...em críticas de filmes, livros, series televisivas, música, esquipas de desporto, perspectivas políticas, etc.
Ás vezes por ignorância ou parecido e não trazem mesmo razões razoáveis.

Mais um exemplo, pessoas que gostem dos filmes do Senhor dos Anéis mas não gostem do Harry Potter porque Senhor dos Anéis é mais complexo e enquanto Harry Potter não, eu considero bastante insultuoso (especialmente sendo fã), Harry Potter também é bastante complexo e obscuro, a verdadeira razão (e as próprias pessoas não se apercebem) é porque não favorecem fantasia moderna mas gostem mais do tipo histórico porque relembra um bocado contos de fadas, sentem-se mais familiar a estes e não porque é mais complexo que o outro.
O mesmo acontece as muitas raparigas que não gostam nenhum dos dois mas sim o do twilight (crepúsculo) porque favorecem mais romance fantasia.
As respostas são simples, razões pessoais, não é problema de qualidade.

Muitas pessoas pensam que tendo gostos por razões pessoais não boas razões, razões de qualidade é que são boas razões, qualidade é para apreciar e não estar se gabando, razões pessoais são mais compreensíveis e além do mais dá uma ideia o genéro que a pessoa gosta ou o que a pessoa gosta mesmo que tenha qualidade ou não.

Não há nada de errado em ter gostos que não tem qualidade ou nem tem muita, além disso dá um toque leve para que não tenhas que pensar muito sobre isso, mas também é sempre bom ter assuntos em que pensar.

Desculpa o enorme texto...

No comments:

Post a Comment